Poupe quando houver fartura
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.
Provérbios 6:6-8
Este versículo nos mostra uma realidade que, como humanos não costumamos seguir. Quando houver fartura, guarde.
Uma história da bíblia que nos ensina sobre economizar e separar uma parte do seu trabalho foi José do Egito, (Gênesis 37) que durante 7 anos economizou a 5 parte de tudo que era colhido de cereais, sabendo que viriam 7 anos de miséria para o povo do Egito. Aqui José já tinha conhecimento sobre os próximos anos do seu povo, mas nos nos dias atuais não temos nenhum controle sobre o futuro, e sabemos que ninguém está livre de , doença, acidentes, desemprego.
Você se já imaginou incapaz de trabalhar ou produzir nos próximos 7 anos? Como seria sua vida? Essa é uma boa reflexão para entender a necessidade de poupar.
O exercício de economizar deve ser um habito natural e constante, além de prevenir temos difíceis você terá a possiblidade de buscar uma liberdade financeira antes mesmo da sua velhice.
Quando receber um dinheiro extra, ou conseguir separar algum dinheiro, guarde. Pense que você precisa ser o seu provedor lá no futuro e consequentemente não terá recursos suficientes para se manter se não tiver controle da sua vida e principalmente dos seus gastos. Economize, assim como José do Egito fez, pense sempre em ter uma reserva financeira guardada para eventuais necessidades.
No versículo que inicia este texto, a formiga não tem nenhum supervisor e ninguém manda ela economizar, ela trabalha todo verão para ter alimento no inverno, sabendo que não terá possibilidade de resgatar alimentos neste período, ela faz sua reserva quando existe fartura de alimento, assim como ela devemos pensar sempre no dia de amanhã.