Não tem como começar a escrever sobre planejamento financeiro e investimentos e finanças com uma visão cristã sem falar um pouco sobre o mais rico rei da bíblia, O Rei Salomão.
Salomão foi um rei de Israel filho de David e Bate-Seba e foi o terceiro rei com um governo de aproximadamente 40 anos.
É atribuído ao Rei Salomão os livros bíblicos de Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos e algumas referências ao salmo 72 e 127.
A Bíblia diz que a sabedoria de Salomão impressionava de tal modo que vinham pessoas de todos os povos e de todos os reis da terra para ouvir de sua sabedoria (1Rs 4:34).
Provérbios 21:20
Na casa do sábio há riquezas poupadas e alimentos armazenados; o insensato, entretanto, engole tudo o que pode num instante.
Os ensinamentos de Salomão podem ser utilizados até hoje em nossa forma de utilizar o dinheiro e investimentos. O livro de provérbios contem grandes ensinamentos. Abaixo listamos alguns pontos.
1 – Tudo vem de Deus
Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.
(Provérbios 11:28).
O dinheiro é parte fundamental em nossas vidas, com ele temos o poder de comprar tudo que necessitamos e por isso a Bíblia tem inúmeros versículos com citações sobre dinheiro. É aqui também que mostramos nosso coração em relação ao dinheiro e a nossa escala de valor com ele.
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mateus 6:24)
Não devemos idolatrar o dinheiro e nem sermos escravos dele.
E você como trata seu dinheiro? Este ano de 2020 tivemos um grande exemplo sobre controle financeiro de nossas vidas, a pandemia do Covid-19 afetou o mundo todo, muitos perderam trabalho, patrimônio e investimentos.
2 – Reserva financeira, você já fez a sua?
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! ( Provérbio 6:6)
A formiga trabalha duro o verão todo para ter provisões par ao inverno. Sabendo das adversidades do tempo, a formiga sempre cria sua reserva estratégica.
Temos uma vida cheia de surpresas e imprevistos, e para não precisar pedir dinheiro emprestado precisamos guardar provisões para quando forem necessários.
Qualquer um de nós está sujeito a algo que fuja ao nosso controle, o que muda é a maneira como cada um se prepara para lidar com essas mudanças de planos.
A reserva financeira deve corresponder um período da sua vida (6 meses até 1 ano de despesas essenciais) mas cada um tem suas necessidades e sabe o quanto será necessário guardar para ficar esse tempo sem recorrer a terceiros.
3 – Zere as dívidas
O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7
O grande problema de todos, dívidas!
Utiliza o cheque especial com frequência? Paga o mínimo do cartão de crédito, ou pega empréstimos com frequência? Se você respondeu sim para qualquer pergunta acima, vou lhe dizer que você está endividado. E com hábitos financeiros terríveis.
Segundo o Serasa Experian, são mais de 60 milhões de pessoas que vivem inadimplentes. Mas você é único que pode fazer a diferença e começar a organizar sua vida financeira.
Tenha uma planilha financeira, ou um papel para anotar todas suas dívidas, prazos e juros de todas suas dívidas. É importante neste momento organizar sua vida financeira e não contrair novas dívidas.
4 – Há tempo para tudo…
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria..(Provérbios 21:5)
Tenha definido seu horizonte em relação ao seu dinheiro. Objetivos claros e propósito fazem toda a diferença na hora de separar o dinheiro para investir.
Construa cenários e faça seu planejamento acontecer, se precisa de objetivos a curto, médio e longo prazo identifique as melhores opções para deixar o dinheiro e se pode correr riscos com este investimento.
O mais importante sempre é saber qual a finalidade da sua economia, um casa nova, uma viagem ou apenas pensando em viver de renda?
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?