O que é CDB?
O CDB (Certificado de Depósito Bancário), um produto de Renda Fixa, é um título privado emitido por bancos, com o objetivo de captar recursos para financiar atividades. Para simplificar: você empresta seus recursos ao banco por um prazo acordado e ele devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros no período.
Há diferentes tipos de CDB, com diferentes prazos de vencimento. Dessa maneira, você escolhe o quanto tempo o seu dinheiro ficará aplicado.
O CDB é um ótimo investimento para diversificar a carteira com segurança.
CDB tem segurança?
A segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
Os CDBs são 100% garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Esses títulos possuem proteção total até o valor de R$ 250.000 por CPF (apenas pessoa física) e por instituição financeira.
Portanto, é uma segurança extra para você investir em CDB e ficar tranquilo, acompanhando o seu dinheiro render a cada dia!
Investindo em CDB
Importante identificar as taxas de CDI do seu investimento para não ter surpresa com suas rentabilidades.
Assim, se seu CDB paga 80% do CDI, significa que você está tendo uma rentabilidade 20% menor do que o índice. Se ele paga 120% é o oposto: a rentabilidade é 20% acima do índice.
Normalmente, a rentabilidade dos CDBs vem junto com algumas “contrapartidas”.
Isso quer dizer que CDBs com maior liquidez e menor aporte inicial tendem a ser menos rentáveis. Ao mesmo tempo, CDBs com maior carência de saque e aporte mínimo maior tendem a remunerar melhor.
Muito raro para o pequeno investidor encontrar CDBs nos grandes bancos que peguem sequer acima de 90% do CDI. Os grandes bancos têm facilidade de captação de dinheiro, por isso, pagam menos por isso.
Há ainda os CDBs prefixados, nos quais a rentabilidade é definida no ato da aplicação junto com o prazo.
Costumam ser vantajosos em cenários cuja curva dos juros no mercado é de baixa. Nesse caso, se garante a rentabilidade, coisa que o pós-fixado acabará perdendo, pois acompanhará a queda.