Perfil Conservador
Para quem deseja começar no mundo do investimento, esse é bem interessante, porque prioriza a estabilidade de rendimentos e a segurança.
Neste caso, a diversificação dos investimentos deve ser feita a partir dos ativos de renda fixa.
O perfil conservador busca rentabilidade e renda a longo prazo, ativos fixos tendem a ser bons negócios, já que pagam melhor para quem deixa mais tempo o dinheiro investido.
Tenha em mente que é possível diversificar no Tesouro Direto, por exemplo, um portfólio com 80% de Tesouro Selic, 15% em Tesouro IPCA e 5% em Tesouro Prefixado. O rendimento médio tende a ser 100% do CDI.
Note que esta diversificação com títulos públicos pode ser feita com menos de R$ 500,00, ou seja, não é preciso de grandes montantes para formar um portfólio de qualidade.
Outros produtos de renda fixa que costumam ser vistos nas carteiras conservadoras são CDB, LCI, LCA e a LC. Isso porque, eles possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até R$ 250 mil.
Ao longo do tempo, você começa a entender como funciona o mercado financeiro, onde melhor investir para não perder dinheiro e ter segurança para situações do dia-a-dia. Nos fundos de renda fixa com estabilidade é que devemos pensar no fundo de reserva (já fiz um artigo sobre isso).
Portanto, caso o emissor dos títulos quebre, você não perderá o que investiu.