Para iniciar um planejamento financeiro e identificar em qual momento da vida você encontra-se, podemos usar várias ferramentas. Mas o principal é colocar tudo no papel.
Qual é seu objetivo de vida?
Parece uma pergunta simples, mas quando necessita colocar no papel esse objetivo irá perceber que não é uma tarefa simples, comprar casa, trocar de carro, viver de renda, o que motiva a trabalhar todos os dias?
Defina suas metas
Após saber tudo que você deseja, vamos traçar um plano para conquistar tudo isso, para comprar uma casa de R$ 400.000,00 não irá conseguir juntar dinheiro em 1 ano de vida (na maioria dos casos), mas aos poucos e como meta de longo prazo, irá perceber que não é um sonho impossível
Cumprimento das metas e avaliação
Após definir objetivos, criar as metas que iremos precisar iniciar e seguir o planejado. Acompanhe a evolução dela, metas de médio e longo prazo exigem mais esforços, mas é um exercício diário de controle financeiro.
Como em todo objetivo e planejamento, teremos várias etapas a serem cumpridas assim como uma evolução constante das metas, seguir o caminho passo a passo, irá fornecer uma base sólida para seu amadurecimento espiritual e também no controle dos gastos.
E como primeira etapa do nosso planejamento, precisamos organizar nossos gastos, o primeiro passo é identificar como gastamos nosso dinheiro, se este gasto é correto, se gastamos além do que recebemos. Identificando este ponto, iremos partir para as próximas etapas do planejamento:
1 – Criar um orçamento familiar
Existe várias planilhas na internet prontas, mas você pode criar uma simples utilizando o Excel, coloque todos os gastos que você tem no mês, e se existe recorrência dos gastos.
Agora que você identificou sua realidade financeira, tente readequar seus gastos para que sobre dinheiro sempre, aqui vamos trabalhar com um outro principio bíblico, o habito de economizar e criar uma reserva financeira. A reserva financeira irá ajudar você em períodos de dificuldades.