Conheça onde investir será a base da nossa reflexão bíblica do livro de Provérbios, o versículo diz o seguinte:
Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho.
Provérbios 19:2
Hoje com a internet temos a facilidade de conseguir pesquisar sobre qualquer forma de investimento (renda fixa, renda variável, criptomoedas, etc) tanto no Brasil como no exterior.
E seguindo a reflexão bíblica, antes de investir errado e errar no seu investimento, reflita antes.
Antes de iniciar seus investimentos, tenha em mente organizar sua reserva financeira como parte do seu planejamento, assim como fez José no Egito.
Agora, qual tipo de investimento devo fazer?
A melhor estratégia é pesquisar antes, utilizar de cautela é o caminho mais indicado para quem deseja começar no mundo dos investimentos, alguns portais financeiros podem ser o inicio da caminhada, infomoney. Busque conhecimento antes de tudo, não invista sem conhecer os riscos, todo investimento tem um um pouco de risco, pois está colocando seu dinheiro em alguma instituição e mesmo essa sendo a de renda fixa ( considerada conservadora) podem ocorrer problemas com os bancos credores e complicar todo seu investimento.
Sites com analise de investimento em ações como StatusInvest podem te orientar e estudar indicadores financeiros de seus investimentos.
Estude sobre os ativos, veja números e principalmente verifique a integridade deste investimento em sua vida, ou seja, se é um investimento idôneo e seguro de fazer.
Se conhecer alguém que invista, converse com ele, tire suas dúvidas e preocupações.
Escolha seus investimentos também pela história da empresa, naquilo que você confia.
Analise, estude e acompanhe seus investimentos para obter sempre os melhores resultados, mas não fique refém deste processo.
Com o planejamento de médio e longo prazo, é mais fácil de evitar ciladas de oscilação no mercado financeiro. Com isso estudar, identificar boas empresas são mais simples, empresas com grande capital, boa gestão são interessantes neste cenário.
Portanto, planeje seu investimento, pense que seus sonhos e objetivos dependem deste cenário, mas sempre use cautela.
E sempre olhe para a diversificação do investimento, existe várias teorias na internet em como alocar seus recursos, nunca investir somente em um segmento da indústria para não sofrer com as oscilações do mercado, ou mesmo não ter mais de 10 ou 15% do seu capital em um único ativo. Quanto mais diversificado for seu investimento mais seguro ficará das oscilação dos mercado, e sempre busque atualizações sobre esses investimentos. No youtube existe muitos vídeos sobre quase todos os investimentos, tenha discernimento antes de acreditar que irá absolver e assim evite complicações futuras em sua vida financeira.
Alguns sites como StatusInvest e o fundamentus nos trazem todas as informações sobre os ativos da bolsa, mas além de ver estes números, saber interpretar eles é importante. Busque também olhar os relatórios de RI dos seus investimentos, a transparência de informação é obrigatória para esses ativos, mas é necessário saber ler as informações e obter mais sabedoria.
Mas a escolha do tipo de investimento que você deve fazer depende de vários fatores, incluindo seus objetivos financeiros, horizonte de tempo, tolerância ao risco e situação financeira atual. Aqui estão algumas opções de investimento que você pode considerar:
- Tesouro Direto: investimento em títulos públicos emitidos pelo governo federal, com diferentes prazos e rentabilidades.
- Fundos de Investimento: são carteiras compostas por diversos ativos financeiros, como ações, títulos, câmbio e commodities, gerenciados por um profissional. Existem vários tipos de fundos, como os de ações, de renda fixa, multimercados e de previdência.
- Ações: investimento em empresas negociadas na bolsa de valores. As ações podem proporcionar ganhos de capital e dividendos, mas também estão sujeitas a riscos maiores de volatilidade e perdas.
- Fundos Imobiliários: investimento em imóveis comerciais, como shoppings, escritórios e galpões, por meio da compra de cotas de um fundo. Os investidores recebem aluguéis e participam do ganho de capital dos imóveis.
- Investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário): é um título emitido pelos bancos para captação de recursos. O investidor empresta dinheiro ao banco e recebe juros em troca.
Sempre avalie os prós e contras de cada opção e busque orientação de um profissional qualificado antes de tomar uma decisão ou pesquise muito antes na Internet, hoje temos essa grande facilidade.
Lembre-se, você é responsável pelo seus investimentos e como irá cuidar do seu dinheiro, ninguém melhor do que você para cuidar dele.